2016/12/15

Inconsistência entre PISA e PIB.

     
"ALFA" premissas levam a "BETA" conclusões. Semelhante prerrogativa é essencial para a validade de um argumento e retira qualquer “moralidade” do raciocínio lógico correspondente. Entretanto, a “inconsistência” (a despeito da LÓGICA) é mais “dura”, mais “cruel” e “determinante”.

Considere-se, por exemplo, o caso da NONA MAIOR ECONOMIA MUNDIAL na qual a EDUCAÇÃO é tratada conforme os resultados do último PISA (Programme for International Student Assessment) da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) e resumidos no gráfico a seguir.



PISA/OECD/2015/Resultados - CMCD-2016

No último PISA, de 2015, recentemente divulgado, nossa VERGONHA e MISÉRIA em Educação são expostas mais uma vez mundialmente. Nosso Brasil obteve em Matemática pífios 377 pontos enquanto a média mundial da OCDE foi de 490 pontos; nos deixando muito, muito, longe dos 564 pontos do primeiro lugar. Segundo o PISA 2015 no Brasil 2 em cada 3 Estudantes estão abaixo da linha básica de proficiência em Matemática. Ou seja, os Estudantes Brasileiros são capazes apenas de extrair informações relevantes de uma única fonte, não conseguem resolver problemas nos quais as quatro operações algébricas se apresentam ao mesmo tempo, não são capazes de interpretar problemas que exigem apenas deduções diretas da informação dada e não entendem percentuais, frações ou gráficos. Efetivamente, nossos Jovens são analfabetos em Matemática. Triste. Absurdo. Continuam roubando o futuro de nossos Jovens.

PISA/OECD/2015/Matemática - CMCD-2016 

No PISA 2015, em Ciências, o Brasil obteve 401 pontos. O primeiro lugar atingiu 556 pontos e a média mundial da OCDE foi de 493 pontos. A conclusão, portanto, é a mesma de edições anteriores, ou seja: os Estudantes Brasileiros são capazes de aplicar o pouco que sabem apenas a limitadas situações de seu cotidiano e não conseguem apresentar explicações científicas mesmo que as mesmas estejam explícitas nas evidências. Absurdamente, diversos são os Estudantes que “acreditam” que um quilo de ferro é mais "pesado" que um quilo de pena. Assim, o Brasil está muito distante do nível 6 em Ciências que é estabelecido como o de alta performance pelo PISA. Apenas 1% dos Estudantes Brasileiros atingiram os dois níveis mais avançados. 95 % dos Estudantes Brasileiros classificaram-se nos três níveis mais baixos de conhecimento. Nossos Estudantes Brasileiros não possuem domínio de conceitos e procedimentos de investigação científica; não demonstrando a necessária capacidade de refletir e elaborar análises sobre ciência e tecnologia. Lastimável. Pobre. Absurdo.

PISA/OECD/2015/Ciências - CMCD-2016 

Os resultados do PISA 2015 evidenciam que os estudantes Brasileiros são péssimos em Matemática e que em Ciências os nossos Estudantes ocupam os níveis mais inferiores. Todavia, continua sendo ultrajante, imperdoável, também, ter mais da metade de nossos Estudantes abaixo no nível 2 em Leitura em uma escala que vai até o nível 6. Tecnicamente, os Estudantes Brasileiros não conseguem integrar e interpretar informações em textos que vão além dos triviais ou pessoais. Ficou demonstrado mais uma vez que os Jovens Brasileiros não são capazes de deduzir informações de textos escritos na sua própria língua que estejam além do dia a dia. O Estudante Brasileiro só consegue encontrar informações explícitas ou que sejam facilmente inferidas, não são capazes de estabelecer relações entre as partes do texto e, em geral, não conseguem compreender ou interpretar nuances da linguagem em textos com mais de dois parágrafos. Triste. Miserável. Inadmissível semelhante situação em nossa Educação.

PISA/OECD/2015-Leitura - CMCD-2016 

Carlos Magno Corrêa Dias 

15/12/2016