2017/03/11

Perspectivando extensões no campo da RI 4.0 por meio da Engenharia Lógica.

           
A RI 4.0 (Quarta Revolução Industrial), embora ainda desconhecida de muitos, já passa a ser imprescindível para a humanidade e vem impondo a necessidade de imediata e rápida adaptação ao novo cenário mundial que está sendo transformado muito intensamente. Como toda Revolução Industrial a RI 4.0 vem exigir o enfrentamento de grandes desafios e impondo trabalho intensificado para se determinar as novas soluções para os inúmeros problemas gerados dia após dia sempre com novas perspectivas e extensões.

Assim, surgem robôs autônomos, manufatura aditiva, técnicas de padrões abertos, cloud computing, realidade aumentada, big data analytics, cyber security, machine to machine (M2M), IoT/IIoT, frameworks, smart factory, integração e interoperabilidade, dentre outras possibilidades que invadem nossas vidas e solicitam a atenção e o esforço de todos para as transformações que vão se impondo fortemente.

Com o tema LÓGICA DA COGNIÇÃO COMPUTACIONAL E CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA, propus e coordenei, no Câmpus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a realização do VI COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE (VI COENTELOG) o qual foi desenvolvido na forma de Seminário e objetivou tratar questões de ordem lógica relacionadas com a RI 4.0.

No evento foram apresentados pressupostos Algébricos e Inferenciais Formais da ENGENHARIA LÓGICA necessários para a estruturação de Modelo Lógico particular (estrito) em desenvolvimento no campo da Consciência Cibernética e da Cognição Computacional (ou Computação Cognitiva) para a tomada de decisão lógica em um mundo onde “máquinas constroem máquinas que pensam” e na RI 4.0 (ou, também, chamada Indústria 4.0).



No evento ministrei as palestras CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA TRANSCENDE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e LÓGICA DA COGNIÇÃO COMPUTACIONAL E CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA. 

Durante o VI COETELOG foram apresentadas, também, as palestras AS RAZÕES DA ENGENHARIA UNIVERSAL NA NOVA ERA COMPUTACIONAL e COGNIÇÃO COMPUTACIONAL REVOLUCIONA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO.

O conjunto das palestras no VI COENTELOG procurou alguma estruturação lógica e extensões relacionais procedimentais no universo da RI 4.0 para chamar a atenção para o momento de desenvolvimento sem igual pelo qual passa a humanidade atualmente. Perspectivar extensões no mundo da RI 4.0 por intermédio da Engenharia Lógica foi dos principais propósitos do VI COENTELOG.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/03/2017