2017/05/06

Tríplice Hélice: prerrogativa para o desenvolvimento das Nações.

            
Nas grandes Nações Soberanas a Tríplice Hélice esteve girando durante a Primeira Revolução Industrial (entre os séculos XV e meados do século XVIII) quando o trabalho artesanal passou a ser substituído pelo trabalho assalariado e com o uso das máquinas.

DIAS, C. M. D. - 2016

A Tríplice Hélice garantiu o desenvolvimento da Indústria 2.0 (Segunda Revolução Industrial) a partir de 1860 com o emprego do aço, da energia elétrica e de produtos químicos, promovendo, em contrapartida, a transformação do capitalismo industrial em capitalismo financeiro. 

Iniciava-se por volta de 1970 a RI 3.0 (Terceira Revolução Industrial) com o desenvolvimento da Informática e da Robótica. A Indústria 3.0 chamou mais fortemente a integração entre conhecimento científico e a produção industrial promovendo, também, a instrumentalização da Economia Financeira (Economia de Mercado) onde a atuação da Tríplice Hélice foi apenas fundamental.

Uma Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0 ou RI 4.0), marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas aplicadas aos processos de produção e ao cotidiano das pessoas, já começou e vem evoluindo de forma intensificada e com velocidade cada vez mais ampliada sendo incondicionalmente garantida e impulsionada pela união de forças entre Academia, Indústria e Governo nos mundos que estabelecem Projetos de Estado centrados em semelhante simbiose.

Chegar mais uma vez atrasado na atual Revolução Industrial custará, como sempre foi, muito caro ao nosso Brasil. Nosso Brasil não pode ficar à margem da RI 4.0 que é impulsionada novamente pelo giro da Tríplice Hélice.

Precisamos de um PROJETO DE ESTADO centrado na TRÍPICE HÉLICE DO CONHECIMENTO-INOVAÇÂO a qual reunindo as forças dos poderes da Universidade (poder do Conhecimento Científico), do Governo (poder das Leis, poder das Legislações) e da Indústria (poder das Tecnologias, poder da Inovação, poder Econômico) PENSE efetivamente o DESENVOLVIMENTO e o PROGRESO de nossa Nação BRASIL e a MELHORIA DE VIDA dos BRASILEIROS.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/05/2017